Blog

Dicas para aumentar a imunidade

Nosso corpo está exposto a diversos agentes patológicos capazes de provocar doenças. Para que o organismo fique menos vulnerável, é importante que nossas defesas estejam fortalecidas.

Confira os principais hábitos capazes de auxiliar no aumento da imunidade.

O que é imunidade?

O sistema imunológico é composto por células, moléculas, tecido e órgãos quem agem como uma barreira ou escudo no organismo impedindo que seres microscópicos (vírus, bactérias, etc) causem infecções.

Quando há alguma complicação nessa área, ficamos mais propensos a adquirir alguma doença.

Dicas para aumentar a imunidade:

1- Uma boa alimentação é essencial

Já ouvimos muito falar de alimentação saudável, quando se trata de imunidade, esse assunto não pode estar de fora. Invista em alimentos ricos em nutrientes que são essenciais para o corpo e que atuam diretamente no fortalecimento da imunidade. Conheço alguns:

Laranja

As laranjas são grandes fontes de vitamina C, e nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças.

Iogurte natural

Os iogurtes naturais possuem na sua composição organismos vivos do bem essenciais no combate a agentes invasores no organismo.

Semente de girassol

Rica em vitamina E, a semente de girassol inibe a ação de substâncias tóxicas no organismo.

Frutos secos

As amêndoas, amendoins, a noz do Pará e castanha de caju são ricas em zinco, componente que age diretamente na ativação dos linfócitos T, células de defesa do organismo.

Alho

Muito comum nas cozinhas brasileiras, o alho possui ação antimicrobiana que impede a proliferação de bactérias, vírus e fungos no organismo.

Gengibre

Assim como o alho, o gengibre também possui ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória.

2- A atividade física é uma ótima aliada

Ser sedentário não é uma opção para quem deseja cuidar da imunidade, a prática de atividades físicas reduz consideravelmente o estresse e estimula ação imunológica no corpo. Dedique pelo menos 30 minutos do seu dia a alguma atividade física.

3- Tome sol

A vitamina D é um composto essencial e uma aliada na defesa do organismo, ela pode ser facilmente absorvida pelo corpo, basta você ficar pelo 15 minutos no sol diariamente até as 10 horas da manhã ou depois das 16 horas.

4- Hidrate-se

Á agua elimina o excedente de impurezas do corpo e auxilia na prevenção de doenças. Além disso, se você costuma praticar exercícios físicos, é muito importante redobrar os cuidados com a hidratação, já que a perda de líquidos é ainda mais intensa nesses casos.

A quantidade de consumo de água por dia pode variar, a depender de fatores como a idade e o peso de cada pessoa, bem como o clima e a temperatura de onde ela vive. Mas segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, o ideal é ingerir no mínimo dois litros de água por dia.

5- Durma bem

Uma das causas para a baixa imunidade é um sono desregulado. O período ideal de um sono saudável é entre 6 e 8 horas por noite.

6- Cuidado com o estresse

O estresse em excesso pode ser uma brecha para o aparecimento de doenças, já que as tensões do cotidiano podem afetar o sistema imunológico. Estar em estado de estresse é uma condição comum e difícil de evitar, mas pode ser evitada com práticas prazerosas que estimulem o relaxamento da mente, invista em coisas que você goste de fazer, exercícios físicos, dança, canto, leitura, etc.